quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

RELATÓRIO ANUAL DA CISP


Sobre a comissão:

A Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), quando criada era chamada de Comissão de Acompanhamento das Obras do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. O grupo nasceu durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, no dia 13 de julho de 2009, envolvendo representes dos Conselhos Comunitários, Executivo e Legislativo dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. No dia 19 de agosto de 2009 o Parlamfri passou a fazer parte da comissão.    Em 11 de novembro de 2009 o município de Navegantes ingressou na comissão, já a cidade de Penha entrou no dia 09 de dezembro de 2009. Ilhota em 04 de agosto de 2010. O último município a ingressar oficialmente na comissão foi Itapema, em dezembro de 2010.  O nome da comissão foi substituído no dia 25 de novembro de 2009, numa reunião na Câmara de Vereadores de Navegantes.

A CISP possui quatro sub-comissões, sendo elas:
-             Gestão Carcerária:
   Membros: Dra. Sandra Safanelli, Dra. Yara Querne, Santiago Martin Návia
-              Cip/Cer:
   Membros: Vereadora Susi Bellini, Dr. Valdir de Andrade, Ivan dos Santos Leal e Vereador José Carlos Hannibal
-              Delegacia Monte Alegre:
   Membros: Vereador José Rodrigues Pereira (Zé Branco), Vereador Henrique Bertoldi, Vereadora Susi Bellini, Dr. Valdir de Andrade, Dr. Ivan dos Santos Leal
-             Mapeamento da região:
Membros: Vereadora Susi Bellini, Vereador Aquiles José da Costa, Giovane Pasa e Edilson Ferreira


A CISP em tópicos:
}   Desde a criação da comissão em julho de 2009, foram realizadas quase 30 reuniões, em sistema de rodízio entre as Câmaras de Vereadores participantes;
}   A cada encontro, o grupo fiscalizou “in loco” as obras, verificando as pendências e tomando providências cabíveis;

Merecem destaque algumas reuniões e ações:

}   03/09/2009 – Aprovado Requerimento da Vereadora Susi Bellini, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí, solicitando à Secretaria de Segurança Pública do Estado cópia do contrato firmado e informações referentes às obras do Complexo Penitenciário.
}   16/09/2009 – Reunião em Camboriú com participação de representantes da Caixa Econômica Federal, Construtora Espaço Aberto e Secretaria de Segurança Pública, representantes do Estado asseguram que a obra deve se estender por um ano;
}   28/10/2009 – Reunião em Camboriú com participação do Diretor da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Itamar Bonelli, aonde houve explanação do novo modelo de Cip/Cer que estão adotando no Estado, orçado em mais de 8 milhões.
}   25.02.2010 - Visita as obras do Complexo Penitenciário com o Vice-governador Leonel Pavan, Secretário de Segurança Pública Ronaldo Benedet,  Chefe da Polícia Civil do Estado Maurício Eskudlark e do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, Coronel Eliésio Rodrigues. Foi assinada ordem de serviço para início da terraplanagem do presídio.
}   31.03.2010 – Visita do Ministério Público as obras do Complexo Penitenciário, acompanhados de engenheiro e arquiteta.
}   16.04.2010 -  novo Secretário de Segurança Pública, André Luiz Mendes da Silveira, visita as obras do Complexo Penitenciário e convoca Espaço Aberto para conversa.
}   28.04.2010 – Governador do Estado, Leonel Pavan visita obra da Penitenciária e anuncia novo prazo de entrega: outubro de 2010.
}   12.05.2010 – Comissão realiza na sede da Amfri o 1º Fórum Intermunicipal de Segurança Pública.
}   25.05.2010 – Membros da Comissão vão à Brasília verificar situação do Pronasci e Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Costa Verde e Mar.
}   09.06.2010 – Carta Itajaí com mais de 20 reivindicações foi discutida em Penha e finalizada. O documento criado no Fórum foi entregue ao Governador do Estado, pré-candidatos ao Governo do Estado e Deputados.
}   14.06.2010 – Membros da CISP participaram da assinatura do convênio que garante o repasse de recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, para investimentos na área de segurança pública.
}   21.06.2010 – CISP realiza no auditório da Amfri um Seminário de Capacitação com Manoel Telles, Coordenador de Subvenção Social da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.
}   14.07.2010 - A CISP recebeu homenagem alusiva ao primeiro ano de atuação. A sessão solene foi realizada pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.
}   04.08.10 – Município de Ilhota ingressa oficialmente na comissão, o encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Itajaí.
}   24.11.2010 – CISP propõe criação de um Departamento de Projetos e Eventos no Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública. O objetivo é dar suporte as prefeituras conveniadas ao Consórcio, quanto ao envio de projetos para captação de recursos federais.

Questões defendidas pela CISP:
}   Andamento das obras do Complexo Penitenciário;
}   Acompanhamento das obras da Delegacia do Monte Alegre, inaugurada em 01 de outubro de 2010;
}   Cip/Cer Itajaí;
}   Construção de um Centro Educacional Regional em Balneário Camboriú;
}   Projeto de Gestão Carcerária para a Penitenciária;
}   Criação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, atuando na captação de recursos para projetos envolvendo os municípios participantes;
}   Assinatura do Estado de Santa Catarina ao Pronasci;

Atividades em 2010:
24.02 – Primeira reunião do ano, realizada na Casa dos Conselhos. No encontro foi apresentado o protocolo de implantação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, que visa angariar recursos para investimentos na área de segurança dos municípios participantes. O projeto “Segurança sem Fronteiras”, que deve ser implantado na Praia Brava e Praia dos Amores também foi debatido. Após o encontro a comissão seguiu para visita de acompanhamento as obras do Complexo, aonde foi “barrada”.
25.02 – O Vice-governador Leonel Pavan convidou os membros da Comissão para visitar as obras do Complexo Penitenciário. O Secretário de Segurança Pública Ronaldo Benedet, o Chefe da Polícia Civil do Estado Maurício Eskudlark e o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, Coronel Eliésio Rodrigues também acompanharam a visita. Na ocasião foi assinada ordem de serviço para início da terraplanagem do presídio. Benedet anunciou que as obras da penitenciária devem finalizar em dezembro, já o complexo tem um prazo final de um ano a um ano e meio.
10.03 – reunião na Câmara de Vereadores de Camboriú seguida de visita nas obras da Delegacia do Monte Alegre e Complexo Penitenciário, com constatação das fissuras e infiltração. Após a constatação os membros resolveram fotografar as fissuras e convidar engenheiros dos municípios envolvidos para uma análise técnica.
12.03 – visita da Comissão às obras do Complexo Penitenciário acompanhada dos engenheiros Hermínio Guardiano (Prefeitura Itajaí) e Fausto Vieira Consoni (Prefeitura Camboriú) para análise das rachaduras nas celas. A vereadora Susi Bellini (Itajaí) e os vereadores José Rodrigues (Camboriú) e Dão Koedderman (Balneário Camboriú) acompanharam a visita com o Presidente da OAB Subseção Itajaí Ricardo Izidoro Koch, que pela primeira vez esteve na obra. Também estiveram no local as advogadas Dr. Sandra Safanelli e Dra. Yara Querne e o Secretário de Segurança Pública de Balneário Camboriú, Adelcio Bernardino, que integram a Comissão.
24.03 – reunião na Câmara de Vereadores de Itajaí com entrega do Laudo do Eng. da Prefeitura de Itajaí Hermínio Guardiano e participação do Eng. Marlon Rocho da empresa responsável pela obra, Verdi Construtora. Marlon, falou que a empresa reconhece que as celas estão com fissuras e afirma aos membros que o problema será solucionado no prazo de 15 dias. “Vamos colocar a manta metalizada, que impedirá a infiltração e nas trincas utilizaremos uma moderna resina”, diz o engenheiro da Verdi.
31.03 – visita às obras do Complexo Penitenciário à convite do Promotor de Justiça Daniel Paladino e do Juíz da 3ª Vara Criminal, Luiz Francisco Delpiso Miranda, com a presença dos representantes da SSP Eng. José Carlos Muller Filho, Diretor de Planejamento e Eng. Dagoberto Arns, Gerente de Projetos; do representante da Construtora Espaço Aberto Reinaldo Damasceno da Silva e do representante da Verdi Construtora, Eng. Marlon Rocho. O Secretário de Obras de Itajaí, Tarcízio Zanelato também foi convocado para a visita. A arquiteta Thalyne Cabral e o Eng. Civil Guilherme Daros, do Ministério Público Estadual, também avaliaram o local.
07.04 – Reunião na Câmara de Vereadores de Navegantes. No encontro foi definida a realização de um Fórum para debater Segurança Pública.  Também participou da reunião, a nutricionista do Departamento de Administração Prisional do Governo do Estado, Cristiane Guedes.
09.04 – Membros da CISP participaram da reunião dos prefeitos da Amfri. Na ocasião o Presidente do Feconseg e membro da comissão, Dr. Valdir de Andrade, apresentou aos administradores dos municípios o modelo de decreto para adesão ao Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, que visa abranger a região para somar indicativos e apresentar projetos ao Pronasci. Com os recursos adquiridos poderão ser construídas praças, ginásios de esportes, e outras obras ligadas à segurança pública.
15.04 – Visita de quatro membros da Comissão a fábrica da Verdi Construtora em Canoas – RS, para conhecer o processo de fabricação das celas.
16.04 – Após convite da CISP, o novo Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Luiz Mendes da Silveira, participou da reunião da Comissão para debater a obra do complexo penitenciário, que estava com poucos trabalhadores, conforme constatação feita pelos membros da comissão na semana anterior.  Durante o encontro o secretário estabeleceu um prazo para que a obra seja finalizada, limitando até 20 de dezembro. André ainda falou que irá propor ao Juiz Corregedor do Presídio, Dr. Luiz Francisco Dalpiso Miranda, aumentar temporariamente o número de vagas do presídio de Itajaí, já que a secretaria está comprometida em resolver o problema. O Secretário ainda se diz favorável a investir na ampliação do espaço para detentos que estão cumprindo a pena no regime semi-aberto.
28.04 – Comissão visita as obras do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí acompanhada pelo Governador do Estado Leonel Pavan. O prazo contratual para entrega da obra da penitenciária é dezembro de 2010, porém o Governador, acompanhado por uma comitiva, anunciou que até outubro o Complexo será inaugurado. Outra novidade, anunciada pelo Diretor do Departamento de Administração Prisional (DEAP), é que uma nova licitação deve sair em breve para a construção de um espaço com uma média de 80 vagas no regime semi-aberto. Após a vistoria, o Governador seguiu para a sede da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) aonde empossou o novo Secretário Estadual de Infra-Estrutura, Rubens Spernau.
12.05 – A CISP realizou o 1º Fórum Intermunicipal de Segurança Pública, que reuniu quase cem pessoas ligadas à área de Segurança Pública no. O debate aconteceu no auditório da AMFRI, com palestra do Delegado Geral da Polícia Cívil de SC, Ademir Serafim, do Ten. Cel. Luiz Ricardo Duarte, da Polícia Comunitária de SC e do Presidente da Feconseg/SC, Dr. Valdir de Andrade. Durante o debate final, os participantes apresentaram propostas de melhoria para a região, que serão formatadas em uma Carta e enviadas às autoridades de todo o Estado. Participaram do evento representantes do Poder Legislativo, Executivo, Conselhos de Segurança, Feconseg, associações, delegacias, policia civil e polícia militar, de toda a região. 
25.05 - A Vereadora de Itajaí Susi Bellini, o Presidente da Feconseg/SC Dr. Valdir de Andrade e o Presidente do Conseg de Balneário Camboriú Santiago Martin Návia, representando a Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, viajam para Brasília em busca de recursos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) através do consórcio.
27.05 Em Brasília membros da CISP se reúnem no Ministério da Justiça com a executiva do Pronasci. O Consórcio criado pela comissão é o primeiro do Estado e o quinto do país. Após a visita a Comissão busca agilizar junto ao Governo do Estado a assinatura de convênio com o Pronasci. Os Estados de Santa Catarina, Amapá e Roraima são os únicos que ainda não são conveniados, segundo o Diretor Executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira da Silva.
09.06 – Os membros da CISP se reuniram na Câmara de Vereadores de Penha para debater o conteúdo da Carta Itajaí, que será enviada ao Governador do Estado, pré-candidatos ao Governo do Estado e Deputados. As reivindicações da carta foram pautadas no 1º Fórum Intermunicipal de Segurança Pública. Os mais de 20 itens da carta foram revisados e debatidos.
14.06 Membros da Comissão participaram da assinatura do convênio que garante o repasse de recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, para investimentos na área de segurança pública. O evento aconteceu no Gabinete do Governador do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. O Estado foi o 25º estado a aderir ao Pronasci. No encontro, a Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), entregou ao Governador do Estado, Ministro da Justiça e demais autoridades presentes, a Carta Itajaí com as reivindicações levantadas durante o 1º Fórum Intermunicipal de Segurança Pública.
21.06 – CISP realiza no auditório da Amfri um Seminário de Capacitação com Manoel Telles, Coordenador de Subvenção Social da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Durante o seminário, com inscrição gratuita, os participantes aprendem na teoria e na prática a elaborar projetos, que podem beneficiar os municípios com ações de redução da oferta e demanda de drogas, tratamento, reinserção sócio-familiar e enfrentamento do narcotráfico.
23.06 - Os membros da CISP se reuniram na Câmara de Vereadores de Navegantes. No encontro foram debatidos os resultados do Seminário com Manoel Telles e a necessidade de um mapeamento da região. Após o encontro alguns integrantes da CISP visitaram as obras do Complexo Penitenciário, cerca de 50 homens estavam trabalhando no local.
07.07 – Os membros da CISP se reuniram na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. Durante o encontro o Instituto de Pesquisas Sociais da Univali apresentou proposta para executar a pesquisa de mapeamento da região, que envolve 8 mil entrevistas e 70 profissionais em campo. A pesquisa irá mapear o consumo de drogas e levantará dados como o perfil de grupo familiar, social, habitacional e assistência social. Estes resultados, além de viabilizar a inscrição de projetos através do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, poderão dar base também para projetos na área da saúde, educação e desenvolvimento social. Durante o encontro os membros também destacaram o aniversário da Comissão, que completa um ano no dia 13 de julho.
14.07 - A CISP recebeu homenagem alusiva ao primeiro ano de atuação. A sessão solene foi realizada pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. A homenagem foi proposta pelos vereadores Dão Koeddermann e José Carlos Hannibal. Todos os membros da comissão receberam moção honrosa e também um certificado de reconhecimento da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública.

21.07 – Reunião da CISP na Câmara de Vereadores de Camboriú. Após o grupo seguiu para acompanhamento das obras do Complexo Penitenciário.
04.08 – Membros da CISP se reuniram na Câmara de Vereadores de Itajaí. O encontro foi marcado pelo ingresso oficial do município de Ilhota na comissão. Foi debatida durante a reunião a denúncia recebida sobre a falta de atendimento médico no Presídio de Balneário Camboriú. A comissão definiu que um ofício será enviado à Secretaria de Segurança Pública relatando o problema. Na pauta ainda foram debatidos a alteração do Estatuto do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, a pesquisa que deve ser realizada na região para levantar dados sobre a drogadição e realidade socioeconômicas da família e o modelo de gestão carcerária para a penitenciária que está em construção no bairro Canhanduba, em Itajaí. A visita as obras do Complexo Penitenciário foram suspensas devido à chuva.
18.08 – Aconteceu a primeira reunião da CISP no município de Ilhota. O encontro contou com a presença do prefeito Ademar Felisky e representantes de entidades organizadas da cidade, como a Associação Comercial, CDL, entidades religiosas, Conseg e a polícia civil e militar. Durante a reunião foi debatida a criação de uma Campanha de Combate as Drogas e o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) nos municípios, além da Gestão Carcerária.
01.09 – Os membros se reuniram na Câmara de Vereadores de Penha e debateram o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e projetos de prevenção às drogas.
20.10 – Na reunião realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí, o grupo discutiu projetos de combate ao crack e a pesquisa de mapeamento da região, que levantará índices para o início dos trabalhos do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública. Após a reunião os membros seguiram para as obras do Complexo Penitenciário no bairro Canhanduba, aonde realizam a habitual visita.
10.11 – Os membros da CISP se reuniram na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú para debater o envio de projetos para captação de recursos federais. A SENAD abriu três editais e somente o município de Balneário Camboriú conseguiu enviar projeto. A CISP agora quer criar uma comissão de projetos para atuar junto ao Executivo na busca de recursos, mediante repasse de subvenção. Após a reunião os membros visitaram as obras do Complexo Penitenciário. Cerca de 100 homens estavam no local, máquinas e operários estão trabalhando sete dias por semana para cumprir os prazos, que seguem até 31 de dezembro.
24.11 – Reunidos na Câmara de Vereadores de Camboriú, os membros da CISP conheceram a proposta de criação de um Departamento de Projetos e Eventos no Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública. O objetivo é dar suporte as prefeituras conveniadas ao Consórcio, quanto ao envio de projetos para captação de recursos federais. As cidades envolvidas receberão da equipe técnica treinamento, acompanhamento e consultoria para a elaboração dos projetos e implantação dos Conselhos de Segurança Pública.  Esta equipe seria mantida através de repasse mensal dos municípios. Após a reunião o grupo seguiu para as obras do Complexo Penitenciário, devido a lama ficou difícil acompanhar o trabalho de perto. No dia 17 de dezembro será inaugurado o novo presídio de Itajaí e a ala do regime semi-aberto daquela unidade.

SOBRE O COMPLEXO REGIONAL DO VALE DO ITAJAÍ:
·         VAGAS:
PENITENCIÁRIA: 362, com possibilidade de ampliar para 530
PRESÍDIO: 376, projetado para expandir mais 376 (sem previsão)
SEMI-ABERTO: 120
·         TERRENO:
ÁREA TOTAL DO TERRENO: 140mil m²
LOCAL: bairro Canhanduba – Itajaí, foi doado pelas Prefeituras de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú, que se uniram para amenizar o problema de superlotação no sistema prisional, em setembro de 2005.
·         INVESTIMENTO:
Projeto orçado em 18,3 milhões, sendo 6 milhões do Governo do Estado e o restante do Governo Federal
·         INAUGURAÇÃO:
Presídio e Semi-aberto: 17 de dezembro de 2010
Penitenciária: Primeiro trimestre de 2011 (edital de licitação para a construção assinado em dezembro de 2007 / em abril de 2008 foi assinada ordem de serviço).

Início das atividades em 2011: 26 de janeiro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

Mais informações:
Santiago Martin Návia:
Coordenador da Comissão (9953-9142)
Elizângela Cardoso:
Secretária Executiva da Comissão a Assessora de Imprensa (8411-2084)

Nenhum comentário:

Postar um comentário